Avançar para o conteúdo principal

GVAC-Grupo Viseense dos Amigos dos Clássicos


Hoje quero dar especial evidência ao GVAC, sob a forma de um agradecimento.
Para quem não conhece, trata-se dum clube criado há alguns anos por alguns entusiastas dos automóveis clássicos em Viseu e que já levou a efeito bastantes eventos de elevada qualidade organizativa. Provaram no entanto, que é possível organizar eventos com custos realistas, permitindo-se assim a participação de um conjunto de pessoas, que noutras condições, provavelmente não o fariam.
Exclusivamente na qualidade de entusiasta e proprietário de automóveis clássicos, participei na maior parte desses convivios/encontros e tenho assistido à cada vez maior participação dos entusiastas dos clássicos da região de Viseu nesses eventos. A tal ponto que o GVAC já se viu obrigado a recusar inscrições em alguns dos eventos, por não ser viável comportar logisticamente todos os interessados em participar.
A pretexto da participação nestes e noutros encontros, percebe-se uma melhoria da qualidade das viaturas a cada encontro que passa, nomeadamente na manutenção e/ou restauros. Vejo também um  cada vez maior numero de jovens a participar. Facto que me apraz registar.
Outras entidades têm aproveitado o conhecimento e experiência do seu principal mentor e obreiro o Enfermeiro Herminio Rodrigues que, coadjuvado pelo Sr. Jaime Silva (e outros), formam de facto uma equipa de sucesso. Não posso deixar de fazer devida vénia ao elevado empenho da Casa de Pessoal do Hospital S. Teotónio na co-organização de alguns dos encontros que referi e que têm contado com um cada vez maior apoio de um considerável numero de empresas relevantes na região. Mas também Entidades públicas, como sejam as Câmaras Municipais de Viseu, de Mangualde, de Moimenta da Beira, de Penedono, de V. N. de Paiva, etc.. 
Trata-se portanto duma Instituição que merece de todos um especial carinho e apoio, pela forma como, a pretexto dos carros antigos/clássicos, têm conseguido elevar o nome da Cidade e da Região de Viseu, para fora das fronteiras do distrito.
Devo dizer que sou um fâ incondicional destes homens que, por pura carolice, levam a efeito encontros magnificos, pelo convivio, pelo conhecimento da localidades visitadas e pela troca de experiências profícuas, mas em prejuizo muitas vezes dos seus afazeres pessoais e das suas famílias. Merecem portanto um enorme BEM HAJA à Beirão, Enf.º Herminio e Jaime Silva por tudo o que têm feito e se propõem ainda fazer.

Saudações Clássicas

Mensagens populares deste blogue

A sonhar ... com (novos) carros antigos.

Quando o bichinho dos carros antigos nos conquista, pensamos sempre que os que temos não chegam para satisfazer o "vicio". Apesar de me sentir bastante feliz por ter o privilégio de poder usufruir de 2 carros maravilhosos, como são o BMW 1602 e o MG Midget MKII, penso sempre que há outros que também gostaria de ter na garagem. Aqueles que sempre me fascinaram mais, são sem duvida os da marca BMW. Entre eles, o 3.0 CSI ou o pequeno 700 sport, têm a minha preferência. Mas também o 2002 Tii Touring, ou o relativamente mais recente 635 CSI.
Bom, seria ter um qualquer M na minha garagem. Por outro lado, temos em família a vontade de reconstruír uma VW Pão de forma, para podermos fazer em bom estilo umas valentes voltas por essa Europa fora. Entretanto, vamos tratando de gozar o mais possível os clássicos que temos em casa e manter os olhos bem abertos a uma qualquer oportunidade de compra que por ai apareça.




Restauro - Continuação

Este Midget foi comprado com bastantes peças necessárias à sua reconstrução, mas constatamos que muitas delas se encontravam em muito mau estado, não sendo possível recuperá-las com qualidade e segurança. Desde o inicio, tomei a decisão de elevar ao máximo o nível do restauro. Afinal de contas estou a concretizar um sonho ...

Por esse motivo, começamos cedo a dar enorme importância a todos os aspectos. Nomeadamente o trabalho do chapeiro, a pintura, bem como  elevado rigor na originalidade e  na qualidade de todos os componentes que sejam montados no carro. Dai que tenho optado por adquirir um elevado numero de peças e acessórios que, certamente tem contribuído para o enorme aumento do custo do restauro, mas por outro lado vai-me permitir chegar a um resultado final de grande qualidade.

Neste momento, estamos a iniciar a montagem, com a preparação das suspensões, do deposito do combustível (novo, como deve ser sempre em qualquer bom restauro), bem como a cosmética e arranjo do motor e…

Viseu - Foz Côa

Mais uma excelente organização da Casa do Pessoal do Hospital S. Teotónio e do Grupo Viseense Amigos dos Clássicos, levou uma frota de 77 carros antigos de Viseu a Vila Nova de Foz Côa no passado dia 28 e Junho.

Constatava-se facilmente que a qualidade dos carros presentes era bastante mais elevada do que noutros eventos anteriores.  Foi possível apreciar belos exemplares de marcas tão diferentes como a Rolls-Royce, Lotus, BMW, MG, Ford, Peugeot, Renault, sem faltarem os tipicos carochas, 4L, Minis, etc.
Importou acima de tudo a excelente organização e participantes que por se conhecerem melhor a cada evento que passa, contribuiram para um excelente ambiente de confraternização. Parabéns mais uma vez ao GVAC e à CPHST por nos proporcionarem uma visita tão agradável a concelhos como Celorico da Beira, V. N. Foz Coa, Trancoso e Aguiar da Beira.