05/02/2013

MG Midget a great Race Car


Os Midgets tiveram desde sempre um  longo historial nas corridas de automóveis, devido ao seu bom desempenho e facilidade de condução.
Inicialmente, não tinham "torque" nem potência para acompanhar os seus rivais, como por exemplo os seus "primos" do grupo BMC, os Minis Cooper. Mas a partir do MKIII com o motor 1275cc e mais ainda com o motor 1500 dos últimos modelos,  as prestações melhoraram substancialmente.
A Portugal, chegaram apenas em agosto de 1978, pelas mãos do piloto Fernando Gaspar, que adquiriu um exemplar em Inglaterra para participar no célebre circuito de Vila do Conde.
Em Julho de 1980, o jovem Pedro Villar apareceu também em Vila do Conde com um Midget mais poderoso e ganhou sem oposição a corrida em que participou.
João Villar, Miguel Barata, Paulo Miguel, Carlos Cruz, António Paquete, António Januário e tantos outros dai para a frente, contribuíram para o enriquecimento do palmarés do pequeno Midget em terras Lusas.
Por terras de Sua Majestade, estão ainda hoje bem implantados no panorama motorizado, havendo inclusive campeonatos exclusivamente para os Midget e Healey.
Os mais conhecidos, são o MG Midget Challenge, o Sprite Midget Championship e o MGOC Race Championship.



Todos estes campeonatos passam por pistas conceituadas, como sejam, Donnington Park, Brands Hatch, Silverstone, Castle Combe, Pembrey, Cadwell Park, Oulton Park, Mallory Park e outras.
Existem imensos preparadores credenciados e de elevada qualidade, destacando-se talvez de entre todos a empresa Peter May Engineering, pela participação muito activa de um numero muito elevado de pilotos com carros preparados por esta empresa.

Trata-se de facto de um carro fantástico e o seu palmarés desportivo contribui decisivamente para a sua excelente imagem junto dos aficionados pelos automóveis clássicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VIDEO DO RESTAURO DO BMW 1602