20/01/2013

Restauro - Como resolver as duvidas!

Após alguns anos às voltas nas oficinas com os nosso carros, uma dúvida se coloca. 
Vale a pena tanta espera e esforço?
Sinto-me tentado a dizer que não, mas por outro lado o percurso que culmina no momento em que podemos experimentá-los pela primeira vez depois de tanto esforço, não tem paralelo.
O processo de restauro em si é um calvário. Somos bombardeados com constantes surpresas (nem sempre agradáveis), intercaladas com momentos de puro deleite, como sejam por exemplo a colocação do motor no carro após ter sido totalmente revisto, ou poder apreciar as suspensões e transmissão totalmente revistas, pintadas e acabadas de aparafusar à carroceria. 
Dito isto, confirmo que quando nos empenhamos directamente na reconstrução dum carro antigo, a experiência é inolvidável.
No meu caso, fiz questão de participar em todo o processo (na medida dos meus conhecimentos e limitações). Desde a pesquisa e contacto com fornecedores de peças, até à ajuda na resolução dos constrangimentos decorrentes da falta de experiência da oficina neste tipo de automóvel. Foi um percurso fantástico.
Os fornecedores:
Escolher os fornecedores das peças que haveriamos de precisar, foi uma das primeiras tarefas. Comecei por pesquisar na Internet e rapidamente me decidi pela MOSS em Inglaterra. O catálogo de peças deste fornecedor é de elevada qualidade e grafismo, tendo sido uma ferramenta determinante durante o restauro.
Em Portugal é obrigatório mencionar a firma Artur & Mesquita, que tem também um serviço de excelência.
Livros de restauro com qualidade (Ex.: Haynes), bem como a obtenção de inúmeras imagens de carros do mesmo modelo, são também determinantes para se conseguir um restauro de bom nivel.  


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VIDEO DO RESTAURO DO BMW 1602