11/11/2012

Porquê um MG. Porquê o MIDGET

Ter decidido que o meu 1º clássico seria um MG, resultou é claro da oportunidade da compra, mas essencialmente dum apelo pelo prestigio que esta marca tem.
Trata-se de facto de uma marca quase centenária, remetendo-nos para tempos em que o espírito pioneiro dos construtores prevalecia.
Cecil kimber, que era Director Geral da Morris Garage, identificou um conjunto de necessidades que não estavam preenchidas com os carros que se construíam à época. 


Teve então o desejo de construir um carro, que tivesse um custo acessível, mas que transmitisse  o gozo da performance ao seu utilizador . Tinha também que ser um carro que se pudesse conduzir durante a semana, mas também poder levá-lo para os "track-days" e ganhar aos Mercedes e Aston Martins bastante mais caros e inacessiveis.


Deitou mãos á obra e em 1923 nasceu o primeiro MG com ADN de corredor. Ficou conhecido pelo "NUMBER ONE" e não é mais do que a combinação do chassis dum Morris-Oxford, com um motor alterado e "vitaminado" dum Hotchkiss. 
Pouco tempo depois, vários MG's ganhavam provas importantes em Inglaterra e, até hoje, esta marca não mais deixou de fazer parte da história do desporto automóvel.
Esta característica desportiva da marca é bem evidente na quantidade de modelos com veia de competição, que nasceram na fábrica de Abingdon. 
Desde o inicio, os MIDGET foram os principais embaixadores da MG nas pistas e pelas suas características, apelavam a um público jovem e com gosto pela vida.
Os "anões" da MG, apesar de não serem luxuosos e terem mecânicas simples e pouco performantes, são muito fiáveis e transmitem a quem os conduz uma sensação de velocidade e dinamismo que é muito apreciada.

Desde o "M" Type, o J2, o P Type (ao lado), os TA, TB, TC, TD e depois os mais recentes MKI, MKII, MKIII e 1500, todos permitem experimentar excelentes sensações de condução, com boa companhia no banco do lado e com os cabelos ao vento.

O J2 é considerado o mais famoso dos MIDGET.
Basta olhar para a foto ao lado, para percebermos porquê!
Esta marca tem uma legião de seguidores por todo o mundo, essencialmente e logicamente no Reino Unido, onde existem clubes de referência Mundial, como sejam o MG Car Club e o MG Owners Club. Em Portugal, dois clubes representam legitimamente e bem esta marca. São eles o MG Clube da Maia e o MG Clube de Portugal.


A compra do meu Midget, satisfaz-me o desejo de ter um clássico diferente do comum, com  história,  com estilo e prestigio, com fácil manutenção e que acima de tudo dá muito gozo de conduzir.
O meu carro é exactamente igual ao da foto ao lado.
O MKII foi produzido entre 1964 e 1966, tem um motor de 1098cc com uma potência de 58 bhp. Pesa 707,6Kg e faz dos 0-100km em 18,3 segundos. Atinge uma (estonteante) velocidade máxima de 149,63Km/h.
É o meu Midget ...

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